quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Ar Condicionado - Qual escolher?

Oi gente!!! Tenho algumas novidades pra mostrar pra vocês mas estou sem câmera :(

Enquanto não resolvo esse impecilho, decidi que esse mês vou comprar meu tão sonhado ar condiconado para o quarto. Aqui tá um calor de matar! Apesar da minha casinha ficar na parte alta da cidade, as noites têm sido muito quentes. A princípio não iria comprar, mas ficar protelando uma coisa que é importante para nosso conforto não dá mais... E conforto é o que prezo muito hoje em dia.

Cada vez mais pessoas têm o conforto de um ar condicionado, mas muitos ainda têm dúvidas quanto ao seu uso e funcionamento e qual modelo escolher para sua residência.

Então qual modelo escolher: Split ou Janela?


Split: Os modelos mais recentes têm baixo nível de ruído e possuem controle remoto de operação, podendo ser fixo ou móvel. Possui duas partes diferentes: uma é instalada no interior e a outra fica do lado de fora da residência. Além de manter o ar do ambiente agradável e com a temperatura controlada, os splits reduzem o ruído de operação, pois o condensador é externo ao ambiente. Possuem sistema de filtragem do ar e são recomendáveis para ambientes comerciais, climatização de muitos ambientes simultaneamente. São muito silenciosos e não ficam visíveis nas fachadas de prédios. 


Janela: O ar condicionado de janela é o mais simples, compacto, reúne todo o sistema de refrigeração em um só bloco. Sua potência é medida por BTU/hora - a medida inglesa British Thermal Unit - e seu consumo de energia é o mais baixo, principalmente as versões mais novas. 


multisplit

Multisplit: É o mesmo que o anterior, porém possui mais de uma evaporadora (unidade interna). É indicado onde haja pouco espaço para instalar mais de uma a condensadora. O usuário pode escolher bisplit, trisplit ou quadrisplit.

Portátil

Portátil: Ideal para pequenos ambientes ou para usuários que queiram mobilidade. Este modelo tem um valor reduzido e baixas opções de potência. Ponto positivo: pode ser levado para qualquer cômodo. Pontos negativos: é barulhento e apresentam potências restritas.

Onde instalar?

Deve-se considerar o espaço necessário para a instalação de cada aparelho. Normalmente, o manual de instruções indica a que distâncias devem ser colocados em relação aos móveis e às paredes. As dimensões variam em função do tipo de aparelho. Nos tipos split as unidades exteriores são maiores e mais pesadas que as unidades interiores. No caso dos aparelhos de parede, podem ser colocados em janelas ou numa abertura na parede.

 Nos splits fixos o tubo do ar pode passar entre uma abertura na janela ou através de um pequeno buraco na parede, próprio para o efeito. A unidade externa é colocada num suporte na parede ou na varanda exterior, ou fixada sobre um rebordo de uma janela. A instalação do condicionador de ar deve ser efetuada por técnicos especializados.

Minha decisão: Split
Tanto pela estética quanto pelo local que será instalado. 

Quantos BTU's?

É muito importante escolher corretamente a capacidade do ar condicionado. Em primeiro lugar, para garantir o seu conforto em  segundo, ela determina a potência de refrigeração de cada aparelho. Além disso, um equipamento com capacidade abaixo da necessária para o ambiente aumenta demasiadamente o consumo de energia e diminui a vida útil do compressor. 

Com essa tabela aqui fica mais fácil pra decidir né?

Fonte: Club do lar

Minha decisão: Para meu quarto um de 9000 btus é o recomendado.


Aparelhos com tecnologia Inverter

Os aparelhos de ar condicionado split inverter são capazes de atingir a temperatura desejada rapidamente e a mantêm constante, com pouca oscilação de energia. O sistema inverter é responsável por controlar a velocidade de rotação do compressor do ar-condicionado, conforme a necessidade de refrigeração do ambiente. Obs: ainda não existe, no mercado, modelos janela com tecnologia inverter.

Em regiões onde a variação de temperatura é pequena, como nas regiões norte e nordeste, pode ser que um split inverter não seja a opção mais econômica. É que, como a temperatura oscila pouco, a tendência é que o inverter trabalhe sempre na capacidade máxima.

O sistema inverter é uma tecnologia recente e nem todos os fabricantes de ar-condicionado possuem aparelhos inverter. Por essa razão, esses modelos ainda são mais caros que os modelos convencionais (30 a 50%, dependendo do fabricante) . No entanto, optando-se pelos aparelhos inverter, essa diferença de preço pode gerar maior economia na sua conta de luz

Essa tabelinha aqui mostra as diferenças entre o inverter e o convencional.

Fonte Web Ar Condicionado

Minha decisão: Split convencional.
O inverter é muito tentador principalmente em relação ao consumo de energia, mas na minha região talvez não faria muita diferença, pois aqui na maior parte do tempo faz calor e ele é indicado pra lugares em que a temperatura varia muito.

Questionamentos sobre o Ar Condicionado:

 1- Ar Condicionado faz mal à saúde? Não, muito pelo contrário. Além de aquecer o ar, o equipamento também o filtra oferecendo mais qualidade ao ar que você respira. Por esse motivo, também é indicado o uso de condicionares de ar em hospitais.

2- O ar condicionado pode me deixar gripado? Não. O que acontece é que, à medida que você diminui a temperatura, todos os modelos de condicionadores de ar reduzem a umidade do ambiente, podendo deixar as mucosas um pouco mais ressecadas e irritadas, em alguns casos. Uma boa solução é adequar à temperatura de acordo com a sua necessidade. Recomenda-se temperatura de 24º para melhor conforto térmico com umidade aceitável.

3- O ar condicionado é realmente o vilão da conta de energia elétrica? Não, o uso do aparelho não vai aumentar significativamente o valor da sua conta de energia elétrica. Como referência, podemos citar os consumidores, na cidade de São Paulo, que após a instalação do ar condicionado passaram a pagar apenas mais 45 reais mensais acima do valor registrado nas contas anteriores, considerando o uso diário do produto por 8h em todos os dias do mês. É importante destacar que existem outros modelos ainda mais econômicos, aqueles dotados de tecnologia Inverter.

4 - É preciso fazer manutenção nos condicionadores de ar? Sim. A limpeza dos filtros é bem simples e pode ser feita pelo próprio usuário, mensalmente, seguindo as orientações do manual do produto. Fazendo periodicamente a limpeza dos filtros evita-se o acúmulo de fungos e bactérias.

5 - Minha casa vai ficar mais barulhenta se eu instalar um ar condicionado? Não. Há opções de condicionadores de ar com tecnologia Inverter que oferecem menor nível de ruído. Esse ruído gerado pelo ar condicionado é normalmente inferior ao ruído de fontes externas como: carros, motos, caminhão e etc, que podem ser percebidos quando a quando a janela fica aberta.

6 - Compensa comprar um aparelho se vou usufruir dele apenas no verão? Sim. Você pode optar por aparelhos que funcionam, também, no modo aquecimento, fazendo valer a pena o investimento e usufruindo do aparelho em dias frios, dispensando o uso de aquecedores de ar. Além, da filtragem do ar que pode ser utilizada em todas as estações.

Fonte: Magazine Luíza


Agora a parte mais difícil e duvidosa é escolher uma marca. São tantas opções no mercado que deixam a gente com mais dúvida ainda. Pelo preço e pelas inúmeras vantagens de cada modelo.Vi reclamações de todas as marcas, umas mais do que outras. Decidi me basear principalmente no preço, consumo KW/h e Selo Procel.
Estou em dúvida entre Electrolux, Consul, Samsung e Midea (essa é a mais barata de todas).

Alguém possui ar condicionado nessas marcas? Podem me ajudar a decidir? Fico no aguardo!

Bjos!

41 comentários:

  1. Oi Cris, ar condicionado da minha mãe é um york 9.000 btu, super bom,mas dessas marcas q vc citou não tenho não!bjos

    ResponderExcluir
  2. Bom... no meu apê não rola ar condicionado... na verdade acho isso bom porque o ar me faz mal... ele resseca o ambiente...
    Mas das opções que você deu, o de janela é bom porque dá pra esconder com a cortina... rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também se ficar muito tempo também fico meio resfriada...Pra mim só dá se for o split mesmo!
      Obrigada pela visita!
      Bjos!

      Excluir
  3. Adorei o post, muito esclarecedor. Se eu colocar ar condicionado, pois detesto sou muito frienta, porém marido é calorento, acho que colocaria o split.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Eu tb sou frienta, mas aí a gente ajusta a temperatura, ficar no calor é pior.

      Obrigada pela visita!
      Bjos!

      Excluir
  4. Cris, sem dúvida o ar portátil é minha escolha.
    Aindanão compramos, mas temos um crédito de casamento ainda, então assim que recebermos as chaves do Apartamento, buscaremos o ideal!

    Gostei dessa aula que nos deu.
    Beijos.

    http://eitasoudonadecasa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que bom que gostou! Tento sempre pesquisar bastante antes de comprar algum item.

      Obrigada pela visita!
      Bjos!

      Excluir
  5. Oi Cris. Gostei do seu post, super interessante.. E realmente split é a melhor solução. Os de janela não mantém a temperatura e fazem um barulhão. A respeito de marca já ouvi falar mto bem do Midea, e ele é bem em conta. Eu tenho da Air way, ja comprei em torno de 7 un de todos os tamanhos e é excelente, não tenho queixas. Porém eu comprei no uruguai, não sei se tem por aqui, e paguei super barato, metade do preço.
    Bjinhosss, ate mais!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por aqui não tem dessa marca não!
      Que bom que gostou do post.

      Obrigada pela visita!
      Bjos!

      Excluir
  6. Oi Cris!
    Muito bom o post... mas na verdade dessa vez, infelizmente não poderei ajudar, pois não tenho um e ainda nem comecei a pensar nisso pra casa... embora digam que é preciso deixar algumas coisas preparadas já no projeto pra conseguir instalar bem depois..
    Beijos!

    http://minhacasaemvinhedo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade tem que deixar mesmo, pq depois é quebradeira na certa.
      Obrigada pela visita!
      Bjos!

      Excluir
  7. Cris, querida!
    Seja sempre mto bem vinda ao Meu Doce Lar, viu!
    Amei sua visita!
    Deus abençoe!
    Levei, correndo, seu link para o meu "COMADRES E COMPADRES QUERIDOS" e, claro, já estou te seguindo!
    Bjão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu cantinho é ótimo...
      Obrigada pela visita!
      Bjos!

      Excluir
  8. Cris, querida!
    Seja sempre mto bem vinda ao Meu Doce Lar, viu!
    Amei sua visita!
    Deus abençoe!
    Levei, correndo, seu link para o meu "COMADRES E COMPADRES QUERIDOS" e, claro, já estou te seguindo!
    Bjão!

    ResponderExcluir
  9. Oi Cris!
    Ótimo post!!!
    Super explicadinho :)
    Acho que vale a pena o split (quente e frio) e a marca Consul é ótimo!!
    Beijos!

    "Construindo Minha Casa Clean"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Quero o split mesmo! Tô me decidindo quanto á marca!

      Obrigada pela visita!
      Bjos!

      Excluir
  10. Minha linda,
    Te indiquei à um selinho.
    Espero que goste!
    http://meudocelarbykarinfilgueira.blogspot.com.br/2013/09/selinho-versatile-blog-award.html
    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  11. amiga, escolhe o split, pois pra instalar só faz um buraquinho na parede e dá menos trabalho... além da função quente e frio!
    meu sogro tem o midea e é bom, nunca teve problema!
    já as outras marcas mais conhecidas tb são ótimas e ouvi dizer que o consul é consumo A, ou seja, gasta menos energia!
    quero por um na suíte, pois aqui no verão faz muuuuito calor!
    beijosss

    "A casa da Mi"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Mi, quero um com consumo A, todos que mencionei são... Quero split mesmo.

      Obrigada pela visita!
      Bjos!

      Excluir
  12. Oi Cris, adorei o post, super explicadinho inclusive me tirou várias dúvidas, porém não poderei te ajudar, não tem ar condicionado, mas se fosse ter escolheria o slipt.

    Bjos

    http://comprandonossoape.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que pude te ajudar.
      Obrigada pela visita!
      Bjos!

      Excluir
  13. Oi Cris,
    Adorei o post, estou seriamente pensando em colocar um na nossa suite, mas isso ainda vai demorar muito, já que ela ainda não esta com acabamento necessário, rsrs
    Também vou optar pelo split bem melhor...

    Bjos

    ResponderExcluir
  14. oii..lá em casa possuo dois ar split e de duas marcas diferentes...Tenho o Consul 12.000 BTU, que não gosto muito para dias de frio, pois aqui no sul faz muito frio e a maior parte do tempo o ar fica trabalhando só para tentar descongelar. Então ele não é tão eficiente em sua economia, já que tem que ficar trabalhando para descongelar para depois começar a aquecer, mas no verão ele é excelente não tenho reclamações. Já no meu quarto tenho da Springer 12.000 BTU que não congela, esquenta muito bem e no verão deixa o ar geladinho, mas vi que não esta entre as suas alternativas. Espero ter ajudado...Bjónn

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade quero um ar condicionado somente FRIO, aqui na minha região não se utiliza muito QUENTE/FRIO e eu particularmente não gosto também.

      Obrigada pela visita!
      Bjos!

      Excluir
  15. nossa, muito boa as informações...o meu lá de casa é Comfee 9000 BTU, temos há muitos anos e só teve uma vez q tivemos q chamar o tecnico q foi para dar carga de gas.

    de resto nao tenho do q reclamar, pagamos barato e é quente e frio :)

    bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já ouvi falar bem dessa marca.
      Obrigada pela visita!
      Bjos!

      Excluir
  16. Oi Cris, que postagem excelente essa, o ar do meu quarto é da marca Gree de 7000 é ótimo, sei lá esse negócio de marca neh, pesquisa no reclame aqui sobre essa midea. Na sala quero colocar Split!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom fico feliz... Vou pesquisar direitinho, pode deixar!

      Obrigada pela visita!
      Bjos!

      Excluir
  17. Oi Cris! Temos aqui em casa da Consul o de janela há anos e nunca deu problema, gela muitoo. Não sei mais acho que o spli pode ser mais bonito mas não gela igual ao de janela, no trabalho tem em todos ambientes o Split só que parace que só faz vento e gelar que é bom nada, isso que fazem manutenção sempre e são bem grandões..
    Adorei seu comentário lá no blog sobre máquina lava e seca!
    Espero ter ajudado! beijus

    http://aesperadoprimeiroape.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha na minha sala onde trabalho tem split e gela bastante viu? Meu chefe põe em 16º e eu tenho q colocar casaquinho pra não morrer de frio rsrsrs.

      Sempre que puder vou te fazer uma visita...
      Obrigada pela visita!
      Bjos!

      Excluir
  18. Oiiii


    o meu vai ser split.. falta escolher o modelo
    são tantas opções neh?? a gente fica sempre achando que errou na escolha kkkkkk

    bjinho
    www.enquanto-isso.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Sara, sempre achamos que podíamos ter escolhido aquele que era melhor rsrsrs

      Obrigada pela visita!
      Bjos!

      Excluir
  19. Oi Cris!!!
    Passei aqui para retribuir a visita no binacombina e virei seguidora!!! Pensei que já fosse!!!
    Dei uma boa olhada em tudo(seu blog é muito bom), e adorei ver o Arthur assoprando a velinha!!! Rsrsrs!!!
    Parabéns pra vcs dois!!!
    Não sou a pessoa indicada pra falar de ar condicionado, pois o meu é embaixo da janela!!! Rsrsrs!!! Atrapalha bastante, pois gosto de cortina!!! Sempre usamos da Springer e é uma boa marca!!!
    Bjos!!! Bom domingo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que bom! mais uma vizinha...
      Pois é meu Arthur gosta de soprar uma velinha rsrs.

      Obrigada pela sua visita!Volte sempre!
      Bjos!

      Excluir
  20. Caramba! Agora eu já sei onde tirar minhas dúvidas sobre ar condicionado na minha casa, hahahauha... Parabéns. Excelente post.

    http://acasadajaqueedoleo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Léo... estamos aqui pra ajudar, qualquer coisa grita rsrs

      Obrigada pela visita!
      Bjos!

      Excluir
  21. Muito legal ^^. Eu tenho uma dúvida, uma tubulação com 20 metros qual aparelho ideal eu poderia usar? qual a capacidade? saberia me dizer?
    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pamela...Que tubulação vc se refere?
      Não entendi :(

      Excluir
  22. Pessoal, atenção com a parte elétrica.
    Aparelhos de ar condicionado exigem fios e disjuntores adequados. Quem quiser saber mais:

    http://eletricistasantossp.blogspot.com.br/

    http://www.youtube.com/channel/UCU460ZsZTMBwD9BwBophS0A

    Grato

    Ewerton Ricardo

    ResponderExcluir

Estou curiosa para saber o que você achou... Adoro sua opinião!
Obrigada pela visita!