segunda-feira, 17 de junho de 2013

Dica Doméstica

Oi gente
Obrigada pela opinião de cada uma no post passado... 
Já me decidi e espero estar fazendo a melhor escolha :)



 
Hoje vim compartilhar uma dica que achei no Facebook... vamos lá?

AS 1001 UTILIDADES DO PAPEL ALUMÍNIO...

Sem dúvida um dos utensílios mágicos da cozinha, o Papel Alumínio tem várias utilidades, algumas que você nem deve imaginar! Bom, para os menos experientes, a função principal do Papel Alumínio na cozinha é auxiliar no cozimento de um assado. Ao envolver o alimento com a folha de alumínio, ela garante uma melhor distribuição do calor, cozinhando por igual e mais rápido, evitando que fique cru por dentro e queimado por fora. Sabe a situação quando a pontinha da asa do frango assado vem queimada? Quando envolvemos as extremidades do frango com a folha, isso jamais acontece!

A grande questão que envolve este utensílio é histórica: qual o lado correto de usar o Papel Alumínio? Parte brilhante pra dentro ou pra fora?
O papel alumínio possui um lado brilhante e um lado opaco, graças ao seu processo de fabricação onde as folhas são colocadas entre cilindros que vão diminuindo sua espessura até que elas fiquem bem fininhas. Bom, para acabar com qualquer dúvida a regra é: para assar, lado brilhante pra dentro... para congelar, lado brilhante pra fora! \0/

Na verdade, usar os dois lados do papel é correto. Porém, nas duas formas, há utilidades diferentes. O lado brilhante tem uma rugosidade menor, além do maior índice de refletividade tanto do calor quanto das baixas temperaturas; portanto, para congelar alimentos, melhor manter o lado brilhante para fora pois quando o refrigerador for aberto, a folha de alumínio refletirá o calor, mantendo o resfriamento por mais tempo. Já para cozinhar, manter o lado brilhante para dentro faz com que o calor não escape e reflita nele mesmo garantindo um cozimento uniforme e também um pouco mais rápido.

Agora o curioso... conheça mais 9 utilidades do nosso amigo Papel Alumínio, algumas que eu aposto que você nem imaginava!!!

1- Afiar tesouras e facas: ele pode ajudar a recuperar a tesoura ‘cega’ que há tempos está colocada de lado. Apenas cortando umas 10 tiras compridas do papel usando a faca ou a tesoura já vai garantir que o fio esteja como novo! (você pode dar uma leve amassada no papel antes, afia mais ainda!)

2- Tapar goteiras: apareceu uma goteira no final de semana? Cubra os buracos com papel alumínio. Como ele é impermeável e moldável, vai segurar se começar a chover.

3- Evitar cheiro de cebola na geladeira: Usou só uma parte do tempero? Embrulhe o restante em filme plástico, depois em uma folha de alumínio, e guarde-o na geladeira - o cheiro ficará contido na embalagem e não passará para os outros alimentos. Além disso, a cebola vai se manter fresquinha e úmida por mais tempo.

4- Economize ao passar roupas: reduza pela metade o tempo que você gasta passando roupa colocando uma folha grande de alumínio sobre a tábua de passar com o lado brilhante voltado para cima, cubra com um tecido fininho de algodão bem esticado (use pedacinhos de fita crepe, se necessário). Como o alumínio reflete o calor, só de passar um lado da roupa, o outro também ficará lisinho!

5- Parafusos ou porcas mal encaixados: se o parafuso e a porca não estão se encaixando direitinho, ou se na hora de desmontar e remontar um móvel a arruela sumiu, a dica é enrolar um pedaço de papel alumínio perto da cabeça do parafuso e rosquear bem até conseguir a pressão necessária.

6- Forno e fogão sempre limpos: antes de assar ou gratinar os alimentos, cubra o fundo do forno com papel-alumínio, assim qualquer ‘respingo’ caem na folha, evitando que sujo o forno. Ele também serve de protetor de fogão na hora de preparar fritur

7- Frutas durando mais tempo: embalando as frutas em folhas de alumínio, mesmo a banana que estraga rapidamente, garantirá que fiquem tenras por mais tempo mesmo fora da geladeira. O papel conserva a umidade natural. Mas certifique-se de envolver toda a fruta, combinado?

8- Esponja improvisada: uma folha de alumínio amassada é tão eficiente quanto uma esponja de aço para eliminar os restinhos de comida que vira e mexe grudam nas panelas.

9- Cone multiuso: improvise um funil enrolando uma folha dupla de alumínio em formato de cone. A vantagem sobre o utensílio de plástico é que você consegue moldar o papel para se encaixar em qualquer orifício. Você também pode usar o cone na hora de decorar bolos e sorvetes.

10 - Super hidratação: O calor proporcionado pelo alumínio potencializa a hidratação dos cabelos. Passe o creme e enrole papel alumínio na cabeça.

Para encerrar, um detalhe muito importante!!! JAMAIS use Papel Alumínio no microondas!!! Os campos elétricos do microondas fazem com que correntes de eletricidade passem pelo metal, o papel é sobrecarregado e aquece muito rápido, podendo até causar um incêndio.

Eu acrescento mais... 

11 - Usar o papel alumínio para fazer cachos nos cabelos com o auxílio da chapinha.
12 - Moldar uma tigela com o papel e depositar ali o óleo que sobrou daquela fritura, esperar esfriar e descartar... é melhor do que correr o risco de entupir seu encanamento, né?

Eu já testei as dicas 1, 6, 7,10, 11 e 12... realmente são ótimas :)
Quero testar a dica 4...

Gostaram das dicas? E vocês conhecem mais alguma utilidade para o papel alumínio? 
Se souberem, deixem aí pra gente nos comentários...

Bjos!


6 comentários:

  1. Oiii


    adorei o post.. para quem é dona de casa nova é ótimo ficar sabendo dessas coisinhas que ninguem fala kkkkkkk
    bjinho
    www.enquanto-isso.com

    ResponderExcluir
  2. Caramba quanta coisa bacana serve um unico item! Eu ja conhecia a historia ods lados dele, mas gostei mesmo é o de passar roupas tb! Vou testar!
    Valeu por compartilhar! Passa lá
    Bjaum

    ResponderExcluir
  3. amei as dicas Cris!
    a de passar roupas é ótima!
    vou testar com as frutas tb!
    beijosss

    "A casa da Mi"

    ResponderExcluir
  4. Nossa, eu só uso pra cobrir o bolo qud levo na casa de alguém...rsrsrs
    Vou por em prática!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Ótimo post Cris!!!
    Não sabia do lado, sempre assava com o lado brilhoso para fora, kkk
    E já usei na cabeça para hidratar os cabelos!
    No mais, tudo é novidade... não imagina essas mil facetas do papel alumínio!!
    Fiquei curiosa com afiar facas e tesouras e passar roupa!!! :)
    Beijão!

    "Construindo Minha Casa Clean"

    ResponderExcluir

Estou curiosa para saber o que você achou... Adoro sua opinião!
Obrigada pela visita!